quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROGRAMAÇÃO DE RÁDIOS COMERCIAIS

Josué Geraldo Botura do Carmo

A programação das rádios comerciais brasileiras gira em torno de informações di-versas, piadas, brincadeiras, curiosidades, prestação de serviço, horóscopo, jorna-lismo em tempo real, saúde, alimentação, culinária, tendências da moda, entrevistas, reportagens, músicas, debates, notícias locais, nacionais e internacionais. Com inte-ratividade com os ouvintes através de cartas, e-mails, telefone, site, através do fale conosco, redes sociais. Análise de temas políticos, policiais e assuntos da comuni-dade, humor, fofocas.

Músicas variadas dos mais diversos estilos, muitas vezes escolhidas pelos próprios ouvintes.

Orações e mensagens para reflexão. Leitura de cartas dos ouvintes.

Esportes, com notícias do que acontece no Brasil e no mundo, divulgação de resul-tados, repercussões dos jogos, resultado das loterias, entrevistas, boletins diários sobre os times. Contratações, demissões, especulações, polêmicas. Jogos em tem-po real. Bastidores do futebol. Flashes ao vivo.

Publicidade e muitos prêmios aos ouvintes.

Jornalismo, com notícias regionais, nacionais e internacionais. Segurança, trânsito, política, saúde, trabalho, comportamento. Reportagens muitas vezes ao vivo. De-núncias de problemas sofridos pela população na área de saúde, transportes, edu-cação e segurança, comportamento e atualidades. Jornalismo de cunho policial, prestação de serviço com informações sobre o trânsito na cidade, veículos rouba-dos, campanhas educativas, pessoas desaparecidas. Clima, hora certa. Entreteni-mento com informações culturais: shows, exposições, eventos, filmes em cartaz, ex-posições e lançamentos.
Geralmente uma programação de 24 horas diárias.
No geral a programação é boa. Com muita música, jornalismo, e prestação de servi-ço, com muito envolvimento com o ouvinte.
Uma programação de boa qualidade é aquela com um jornalismo sério, sem sensa-cionalismos, com muita música, prestação de serviço, com possibilidade de partici-pação dos ouvintes, e poucos comerciais.
A Rádio CBN BH, tem uma programação jornalística de muito boa qualidade, assim como a Rádio Inconfidência tem uma programação cultural próxima a uma progra-mação de uma rádio educativa. Um programa que achei de baixa qualidade foi Boa Tarde Globo, com Alexandre Ferreira. Achei um discurso tendencioso por parte do apresentador.

REFERÊNCIA

RÁDIO BH. 102 FM. Belo Horizonte. 3 de junho de 2011.

RÁDIO CBN BH. 106.1 FM. Belo Horizonte. 3 de junho de 2011.

RÁDIO Globo BH. 1150 AM. Belo Horizonte. 3 de junho de 2011.

RÁDIO Guarani. 96,5 FM. Belo Horizonte. 2 de junho de 2011.

RÁDIO Inconfidência. 100,9 FM. Belo Horizonte. 2 de junho de 2011.

RÁDIO Itatiaia. 95,7 FM. Belo Horizonte. 2 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário