Outubro/2002
A tecnologia informático-mediática facilita a difusão das informações em volume e velocidade, possibilitando uma comunicação eficiente das pesquisas, nos mais diversos campos da ciência. O computador se faz presente hoje na produção e difusão de todas as formas de conhecimento vigente da humanidade. E a informática favorece diferentes maneiras de se relacionar com o outro e com o conhecimento. É mais um meio de contato social, desafiando e estimulando o intelecto. O uso do computador vai propiciar o desenvolvimento de operações intelectuais: o uso da palavra, da escrita, a capacidade de comparar e diferenciar, atenção, abstração, formas de organização do pensamento, etc.
Cabe à escola promover uma reflexão sobre as novas tecnologias e possibilitar aos professores/as e alunos/as o uso dessas tecnologias dentro da unidade de ensino. O papel da escola é o de dar subsídios para que os aprendizes possam posicionar-se frente aos dispositivos automatizados, informacionais e telemáticos. Precisamos nos ambientar com esse ciberecossistema e possibilitar uma socialização de conhecimentos em informática, entre todos os envolvidos no processo educacional: corpo administrativo, docente e discente. E todos juntos aprendermos a dividir responsabilidades, sugerir, decidir, participar na definição do que se pretende estudar e aprender e de que forma fazê-lo.
Precisamos aprender a aprender, nos tornarmos aptos a enfrentar e decidir a cada situação que surja e refletir sobre os processos ocorridos. Precisamos todos nós: corpo administrativo, docente e discente aprendermos a trabalhar coletivamente e de forma interdisciplinar.
A escola deve ser um ambiente rico em recursos tecnológicos que possibilitem o desenvolvimento da capacidade intelectual, respeitando as características e o tempo de cada um. Que promova uma educação transdisciplinar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Educar para uma sociedade (a)tecnológica
Luiz Carlos Neitzel
Mestre em Mídia e Conhecimento
Acessado em 26/10/2002
[1] Pedagogo com habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º grau e Magistério das Matérias Pedagógicas de 2º grau. Professor Facilitador em Informática Aplicada à Educação pelo PROINFO – MEC – NTE – MG2
Nenhum comentário:
Postar um comentário