novembro/2012
Ilustração: Sérgio Nunes dos Reis
Para favorecer a qualidade da educação o professor tem que ter tempo para produção de seu próprio material, com autonomia, e para isso ele necessita de um ambiente com computadores conectados à internet banda larga em todos os ambientes da escola: sala de aula, biblioteca, sala de informática, sala de jogos, laboratório de ciências, auditório, etc.; com recurso de data show. Tudo em tempo integral. E uma impressora a sua disposição em todos esses ambientes.
O professor tem que ter acesso
aos recursos midiáticos em tempo real: textos, sons, imagens estáticas e em
movimento. O conhecimento acontece no exato momento em que é solicitado.
Necessitamos de respostas instantâneas às mais diversas questões formuladas a
partir de proposições e reflexões. E o professor necessita de recursos à mão
para montar sua aula (e para complementá-la de acordo com a solicitação do
momento), produzindo seu material em hipertexto: textos escritos, imagens
estáticas e em movimento, vozes e outros sons, com conexões instantâneas
através de hyperlinks, de maneira multidisciplinar.
O professor tem que ter o seu
site, seu blog, seu flog, seu vlog todos com material atualizado, prontos para
serem acessados a qualquer momento, de qualquer local.
O professor só vai desenvolver habilidades com as novas
tecnologias usando-as no dia a dia. E a construção desse conhecimento tem que
ser coletiva, juntamente com a comunidade escolar. Essa forma colaborativa de
se trabalhar potencializa o trabalho em um ritmo exponencial. Uma pergunta leva
a uma resposta que faz surgir novas perguntas. São as respostas que movem o
mundo, porque é a partir delas que são formuladas novas perguntas. A velocidade
desse movimento vai depender da instantaneidade das respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário